Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3597
Título: Uso consciente do crédito na gestão financeira empresarial
Autor(es): Silva, Genilson Santos
Palavras-chave: Crédito
Gestão
Controle financeiro
Data do documento: 7-Mai-2014
Resumo: Este estudo visa demonstrar a importância do uso consciente do crédito nas micro, pequenas e médias empresas. Com a facilidade de crédito disponível no mercado, tendo em vista a grande variedade, torna-se perigoso utilizar-se de qualquer tipo para finalidade diversa, desconsiderando critérios de boas práticas de gestão. O objetivo deste trabalho é analisar formas de otimização do uso do crédito na gestão empresarial. Quanto a metodologia o estudo classifica-se como bibliográfica e documental, e quanto ao tipo em explicativa e qualitativa, limitando-se as micro, pequenas e médias empresas. Procurou-se evidenciar o processo de concessão de crédito para possível geração de informações necessárias a aperfeiçoar os métodos de gestão, potencializando a efetividade operacional. Foi evidenciado que para otimizar o uso do crédito de forma consciente, as empresas devem possuir autoconhecimento, referente a realidade administrativa e financeira. É necessário gerir de forma organizada as próprias finanças, fato que inclui planejamento e controle e também conhecer a sistemática do processo creditório no mercado. A solução financeira ideal é obtida mediante a identificação do setor de atividade e as necessidades gerais e específicas da organização. Com base no estudo foram sugeridas recomendações de melhoria factíveis, que viabilizem a adaptação aos controles corporativos e contribuam para equilíbrio financeiro. Entende-se que os objetivos apresentados foram alcançados, tendo em vista que as soluções sugeridas podem auxiliar os administradores no processo de tomada de decisão, minimizando erros, corrigindo práticas corporativas, facilitando a relação com parceiros, clientes e o mercado.
Descrição: SILVA, G. S. Uso consciente do crédito na gestão financeira empresarial . 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3597
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genilson Santos Silva.pdfGenilson Santos Silva437.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.