Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3599
Título: Análise dos calçados desenvolvidos no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco, através da ferramenta deecodesign “TEE” (Teia das Estratégias do Ecodesign)
Autor(es): Santiago, Ricardo Naaliel Brito
Palavras-chave: Ecodesign
Calçados
Produtos Verdes
Data do documento: 9-Mai-2014
Resumo: O ecodesign é uma ferramenta de gestão ambiental, na qual a empresa realiza esforços para incorporar aspectos ambientais no desenvolvimento de seus produtos. As ferramentas de ecodesign caracterizam-se como instrumentos de apoio a projetos de produtos verdes. Atualmente há mais de 150 de ferramentas de ecodesign. O objetivo deste trabalho foi analisar a partir da ferramenta TEE (Teia das Estratégias do ecodesign) os calçados desenvolvidos no Centro de Tecnologia do couro e do calçado Albano Franco em Campina Grande - PB, o CTCC faz parte do SENAI e oferece os mais diversos serviços no setor couro-calçadista. A pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva, de natureza quali-quantitativa e mostrou que as estratégias utilizadas no desenvolvimento de produtos podem ser classificadas como ambientalmente corretas, pois foi possível identificar que das oito estratégias, uma não se aplica e cinco foram atendidas. Constatou-se que as estratégias de ecodesign a partir da ampliação das suas ferramentas é relevante, pois há uma significativa incorporação das variáveis ambientais no desenvolvimento dos seus projetos.
Descrição: SANTIAGO, R. N. B. Análise dos calçados desenvolvidos no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco, através da ferramenta deecodesign “TEE” (Teia das Estratégias do Ecodesign). 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3599
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Naaliel Brito Santiago.pdfRicardo Naaliel Brito Santiago1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.