Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3609
Título: A influência do design do calçado sobre o comportamento de compra do público feminino
Autor(es): Basilio, Maria Emanuele Buriti
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Consumidor feminino
Design
Calçados
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: Conhecer o comportamento do consumidor permite que as empresas se posicionem assertivamente diante do concorrido mercado globalizado e ofertem produtos e serviços que venham a satisfazer os desejos e as necessidades dos clientes. Por isso, é de fundamental importância que as empresas entendam as motivações de consumo dos indivíduos, bem como o processo de quando, como e porque eles compram. Dessa forma, o presente artigo se propôs a estudar o comportamento do consumidor feminino referente à compra de calçados, tendo como objetivo investigar até que ponto o fator design pode influenciar o processo decisório de compra das alunas, professoras e funcionárias da Universidade Estadual da Paraíba. Quanto ao tipo de abordagem, a pesquisa caracteriza-se por ser quantitativa, e, quanto aos fins, é do tipo descritiva de caráter exploratório, e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com 13 questões objetivas de múltipla-escolha e a amostra de 72 mulheres foi do tipo não-probabilística por conveniência, na qual os elementos são selecionados com base no critério ou na visão do pesquisador. Os resultados obtidos através da pesquisa apontam que as mulheres dão elevada importância ao design do calçado, sendo que 56% o consideram importante e 39% muito importante. Quanto ao que as motiva a comprar sapatos, a maioria (71%) das mulheres entrevistadas afirmou que um modelo bonito as impulsiona ao consumo e que os fatores considerados mais importantes na hora da compra de calçados são o conforto e o design diferenciado. Estes resultados comprovam que os aspectos relacionados direta ou indiretamente ao fator design influenciam de forma considerável as mulheres em suas decisões de compra de calçados. Os profissionais de marketing precisam estar atentos a este fato, pois o design tem se tornado nos dias atuais uma poderosa ferramenta estratégica de diferenciação de produtos e serviços, adaptando-os às necessidades do mercado e aumentando a competitividade das empresas.
Descrição: BASILIO, M. E. B. A influência do design do calçado sobre o comportamento de compra do público feminino. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3609
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Emanuele Buriti Basilio.pdfMaria Emanuele Buriti Basilio770.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.