Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3610
Título: Análise da Sustentabilidade da agricultura familiar no Assentamento Queimadas no município de Remígio-PB
Autor(es): Tomaz, Emanuel Victor Soares
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Desenvolvimento Sustentável
Indicadores de Sustentabilidade
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: A agricultura familiar é a base para a inserção de um sistema sustentável, o trabalho em menor escala e a integração de suas atividades nos cede uma ampla visão de seu sistema, proporcionando assim, dados para uma possível mensuração do nível de sustentabilidade da pequena propriedade. Para essa mensuração existem ferramentas próprias que auxiliam na explanação do nível de sustentabilidade do sistema agrário, são elas os indicadores de sustentabilidade. A análise da sustentabilidade proposta nesse trabalho foi elaborada seguindo o Indicador IDEA (VILAIN 2000), que abrange as esferas econômica, social e ambiental. O estudo foi aplicado no Assentamento Queimadas a 12 km do município de Remígio no estado da Paraíba com pequenos produtores de algodão agro ecológico. A pesquisa mostrou que os pequenos produtores mostraram-se influenciados no que se refere à sustentabilidade, engajados em praticas ecologicamente corretas, porem estão limitados, pois não existem apoios financeiros por parte do governo. No que se refere ao âmbito social, mostraram-se abertos e receptivos a projetos, tanto que participam anualmente da festa do algodão agro ecológico e apóiam o conhecimento, pois oferecem suas propriedades para estudo. Porem a esfera econômica foi de difícil análise, pois os pequenos produtores pouco revelaram sobre sua situação econômica.
Descrição: TOMAZ, E. V. S. Análise da Sustentabilidade da agricultura familiar no Assentamento Queimadas no município de Remígio-PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3610
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Victor Soares Tomaz.pdfEmanuel Victor Soares Tomaz913 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.