Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/362
Título: Avaliação da Microalbuminúria em portadores e não portadores de síndrome metabólica atendidos em um serviço de saúde
Autor(es): Silva, Luciana Alexandre da
Palavras-chave: Microalbuminúria
Síndrome metabólica
Hipertensão
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: A síndrome metabólica é caracterizada por alterações no metabolismo glicídico, obesidade, hipertensão e dislipidemia, com predisposição para o surgimento de diversos eventos cardiovasculares. O objetivo desse estudo foi avaliar a prevalência da microalbuminúria em portadores e não portadores de síndrome metabólica cadastrados no programa HIPERDIA. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido no Serviço Municipal de Saúde de Campina Grande-PB no período de Agosto de 2009 a agosto de 2010. A presença de síndrome metabólica foi observada em 65,71% da amostra, cerca de 20,00% das mulheres apresentaram valores alterados da circunferência abdominal. Quanto ao perfil lipídico, evidenciaram-se valores alterados para o HDL-c e os Triglicerídeos. Em relação às medidas antropométricas, ficou demonstrado que 40% da amostra apresentava sobrepeso. Na amostra estudada observou-se uma baixa ocorrência de microalbuminúria (9,6%), sendo mais frequente na faixa etária de 60 a 69 anos (67,0%). Maiores esforços são necessários para intensificar o controle metabólico de pacientes com síndrome metabólica, com foco na prevenção e tratamento de comorbidade como a obesidade e a microalbuminúria, tidos como fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Descrição: SILVA, L. A. da. Avaliação da Microalbuminúria em portadores e não portadores de síndrome metabólica atendidos em um serviço de saúde. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/362
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Alexandre da Silva.pdfLuciana Alexandre da Silva1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.