Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/364
Título: Estudo de interações “in vitro” entre extratos hidroalcóolicos de plantas medicinais e drogas antimicrobianas sobre linhagens multirresistentes de Staphylococcus sp.
Autor(es): Nunes, Luanne Eugênia
Palavras-chave: Plantas medicinais
Medicina popular
Fitoterapia
Barbatimão
Angico
Ameixa-do-mato
Aroeira
Cajueiro
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: A utilização de produtos naturais com fins medicamentosos é tão antiga quanto à própria história. A propriedade antimicrobiana das plantas pode ser explicada pela produção de compostos ativos produzidos durante o metabolismo secundário. Atualmente os conhecimentos, às vezes empíricos, desta propriedade têm sido comprovados cientificamente, revelando assim o enorme potencial das plantas no controle de doenças infecciosas, enquanto verifica-se um aumento nos casos de microrganismos patogênicos resistentes aos antimicrobianos convencionais. Extratos de plantas têm mostrado efeitos frente a linhagens de micro-organismos, o que sugere uso terapêutico destes produtos. O presente trabalho propõe o estudo do uso associado do extrato hidroalcóolico das plantas medicinais: Stryphrodendron adstringens (Mart.) (barbatimão), Anadenanthera macrocarpa (angico), Ximenia americana L. (ameixa-do-mato), Myracodruom urundeuva (aroeira) e Anacardium occidentale (cajueiro) com antimicrobianos, frente a 11 cepas multirresistentes de Staphylococcus sp. de origem nosocomial, tendo como propósito, observar as possíveis interações apresentadas por essa combinação. Para o estudo da interação, determinou-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM) para cada extrato realizado através da técnica de difusão em meio sólido utilizando discos de papel de filtro, adaptada de Kirby & Bauer. Os ensaios foram realizados com discos de penicilina G (10 UI) e tetraciclina (30 µg) embebidos em 50 µL dos extratos hidroalcóolicos, na concentração bruta (100%) e CIM. Os resultados mostraram a interação positiva da penicilina G e da tetraciclina sobre todos os extratos hidroalcóolicos das plantas testadas frente às cepas de Staphylococcus sp. observou-se o desenvolvimento de halos de inibição do crescimento com diferentes diâmetros quando da aplicação dos extratos isolados ou em combinação com os antimicrobianos. Estes resultados comprovaram que o uso associado de plantas medicinais e drogas convencionais, podem produzir efeitos interativos. Desta forma, o potencial de uso dos produtos naturais como coadjuvante no tratamento de doenças infecciosas, deve ser melhor estabelecido.
Descrição: NUNES, L. E. Estudo de interações “in vitro” entre extratos hidroalcoólicos de plantas medicinais e drogas antimicrobianas sobre linhagens multirresistentes de Staphylococcus sp. 2011. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/364
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luanne Eugênia Nunes.pdfLuanne Eugênia Nunes1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.