Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3640
Título: Estágio supervisionado em Serviço Social: espaço privilegiado para aprendizagem teórico-prática
Autor(es): Silva, Juliana Alexandre da
Palavras-chave: Formação Profissional
Estágio Supervisionado
Prática Profissional
Serviço Social
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o papel que o Estágio Supervisionado desempenha no fortalecimento da formação profissional no Curso de Serviço Social, abrindo um diálogo profícuo acerca da indissociabilidade da unidade teoria e prática. Buscou-se discutir a relação teoria e prática a partir do entendimento de que o Estágio Supervisionado é o lócus privilegiado que evidencia com maior clareza essa relação intrínseca. Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória e analítico-descritiva a partir de uma abordagem crítico dialética, analisando dados quantitativos e qualitativos, dando ênfase aos aspectos predominantes no processo de apreensão de nosso objeto de estudo. Através da técnica de amostragem não-probabilística do tipo intencional, entrevistamos 13 alunos incluindo o turno da manhã e noite, sendo contemplados os alunos que estavam cursando o primeiro e o último semestre do estágio curricular obrigatório. Com base nos resultados de nossa pesquisa identificamos que as incoerências analíticas que circundam a falsa cisão entre estas categorias, gerando uma inversão do sentido apregoado ao ensino da prática, emergem, sobretudo, das dificuldades encontradas no interior dos espaços sócio-ocupacionais no que diz respeito à estrutura dos campos de estágios que incidem diretamente na dinâmica do trabalho do assistente social. Assim, os alunos tendem a incorporar o jargão “na prática a teoria é outra”, negando a sua indissociabilidade no processo de formação e exercício profissional. Não obstante, constatamos que a maioria dos estudantes percebe a integralidade teórico-prática que circunda não só a formação em si, mas o cotidiano do trabalho do assistente social. Aspecto relevante para nossa discussão que, sobretudo, buscou abrir um espaço de debate entre os sujeitos pertencentes a este processo, para que através da exposição de ideias dos entrevistados captássemos os elementos que legitimam o projeto de uma formação baseada na criticidade, na qualidade e no atrelamento desta com o projeto ético-político profissional do Serviço Social.
Descrição: SILVA, J. A. da. Estágio supervisionado em Serviço Social: espaço privilegiado para aprendizagem teórico-prática . 2012. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3640
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Alexandre da Silva.pdfJuliana Alexandre da Silva706.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.