Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/365
Título: Comparação de dois métodos de ensaio automatizados por quimioluminescência para dosagem de TSH (hormônio estimulante da tireóide)
Autor(es): Silva, Lorena Almeida
Palavras-chave: Dosagem hormonal
Imunoensaios quimioluminescentes
Tireóide
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: Para a pesquisa patológica, diagnóstico clínico e para a avaliação do curso da terapia da doença da tireóide, é necessário determinar, com precisão, a concentração plasmática do hormônio TSH (tireotrofina). Os imunoensaios quimioluminescentes representam uma ferramenta importante nesta determinação. Assim, este estudo objetivou avaliar o doseamento do hormônio TSH frente a dois aparelhos de fabricantes e metodologia de testes distintos: o Immulite 1000® (Siemens Healthcare Diagnostics, United Kingdom) e o Liaison® (DiaSorin, Saluggia, Itália), comparando seus valores. O trabalho foi realizado no Centro de Endocrinologia e Metabologia Ltda, no município de Campina Grande, Paraíba, por meio de uma pesquisa transversal e experimental de caráter quantitativo no período de março a maio de 2011. Participaram da pesquisa 47 pacientes de ambos os sexos, escolhidos aleatoriamente, que realizaram dosagens hormonais de TSH no período. O Liaison® apresentou valores de coeficiente de variação, desvio-padrão e amplitude ligeiramente superiores aos do Immulite 1000®, porém estes valores ainda estão dentro da faixa aceitável, ainda houve diferença nos parâmetros tempo, volume de amostra e espectro de análise. Deste modo, é preciso ter cuidado na interpretação dos resultados emitidos pelos dois aparelhos, e especialmente estabelecer um valor de referência normal para a população atendida pelo laboratório.
Descrição: SILVA, L. A. Comparação de dois métodos de ensaio automatizados por quimioluminescência para dosagem de TSH (hormônio estimulante da tireóide). 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/365
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorena Almeida Silva.pdfLorena Almeida Silva633.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.