Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3652
Título: Da Geração "x" a geração "y" : arquivos, arquivistas e tecnologia digitais
Autor(es): Nascimento, Natan Dias do
Palavras-chave: Documentos eletrônicos
Gerenciamento eletrônico
Profissionais de arquivo
Data do documento: 14-Mai-2014
Resumo: Nos últimos tempos, os avanços da ciência e da tecnologia coadunaram-se com a evolução da humanidade e suas necessidades: fatores precípuos de uma mesma ordem civilizatória. Assim, no contexto da sociedade informacional ou em rede, interagem no mundo dos arquivos duas categorias de profissionais responsáveis pela guarda, manutenção e difusão de documentos (físicos/digitais), tendo que se adaptar às inovações tecnológicas: a) arquivistas da Geração X, mais velhos e experientes, e b) arquivistas da Geração Y, mais novos e mais adaptados às mudanças tecnológicas. Em razão disso, esta pesquisa objetiva compreender as competências e habilidades dos profissionais de arquivo referentes ao domínio da tecnologia digital no desempenho das funções arquivísticas, partindo da hipótese de que os profissionais nascidos depois dos anos de 1980 (geração Y) dominam mais facilmente a tecnologia digital, favorecendo assim o desenvolvimento das práticas arquivísticas da atualidade. Em termos metodológicos, a pesquisa fundamentou-se na análise qualitativa e quantitativa, do tipo comparativa e descritiva, assumindo uma dimensão empírica ou de campo. Como resultados, a pesquisa destaca como as divergências socioculturais e históricas das duas gerações influenciam nas suas decisões e profissionais e, principalmente, sua relação e expectativas com os documentos eletrônicos. Constata, também, o pouco investimento das organizações para com os arquivos, incluindo os profissionais responsáveis pela gestão dos documentos. A pesquisa conclui que, independente da faixa etária, um profissional deve procurar sempre o equilíbrio entre as experiências significativas e as habilidades possíveis, o que significa dizer que o profissional se refaz a partir da busca de novas competências. Portanto, a hipótese da pesquisa é validada pelos resultados alcançados, haja vista que os profissionais da Geração Y dominam mais facilmente a tecnologia digital, mas isso não necessariamente implica no bom desenvolvimento das práticas arquivísticas sem o envolvimento dos profissionais da Geração X.
Descrição: NASCIMENTO, Natan Dias do. Da Geração "x" a geração "y": arquivos, arquivistas e tecnologia digitais. 2014. 134f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3652
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natan Dias do Nascimento Parte 2.pdfNatan Dias do Nascimento1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Natan Dias do Nascimento Parte 1.pdfNatan Dias do Nascimento2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.