Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3656
Título: Identificação da tipologia documental na perspectiva do prontuário do paciente: um estudo de caso no Instituto Cândida Vargas - ICV
Autor(es): Farias, Mery Anne Pereira
Palavras-chave: Arquivística
Tipologia documental
Prontuário
Maternidade Cândida Vargas
Data do documento: 14-Mai-2014
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e verificar o tratamento documental dado ao prontuário do paciente no arquivo do Instituto Cândida Vargas - ICV. A proposta nasceu a partir da problemática na identificação dos critérios e métodos utilizados na ordenação, na guarda e na recuperação do prontuário, visto que ele sofre alteração na ordem das tipologias documentais desde sua produção até o recolhimento ao arquivo da instituição. Sabe-se que os arquivos médicos representam a memória do hospital e são utilizados como unidades de informação para levantamentos estatísticos de atendimento aos pacientes, de melhorias e expansão de serviços, ou seja, o arquivo possibilita subsidiar ações para ampliação e/ou implantação de políticas públicas para a área de saúde, pois reúnem as atividades desenvolvidas na sociedade. Nesse contexto, é premente que o arquivo das instituições hospitalares desenvolva metodologias mediantes os princípios arquivísticos de tratamento documental, a partir da identificação e da ordenação das tipologias documentais contidas no prontuário para que a recuperação e a utilização das informações arquivísticas sejam exitosas. Assim, o estudo da Diplomática Contemporânea ou Tipologia Documental vem contribuir para o tratamento e a identificação dos documentos com base no tipo de documento e na finalidade para a qual foi criado. Sendo assim, propõe-se uma padronização na ordenação do prontuário do paciente no arquivo do ICV mediante as necessidades da referida instituição quanto à recuperação e à utilização dos prontuários. Para o desenvolvimento desta pesquisa, usou-se como método a pesquisa qualitativa. O estudo fundamentou-se na pesquisa sobre a contribuição da diplomática contemporânea ou tipologia documental. Procedeu-se a uma leitura introdutória sobre os princípios e o objeto da diplomática. Por fim, foi feito um estudo sobre o surgimento, o percurso histórico e a importância do prontuário como também o levantamento da legislação sobre tratamento, avaliação e guarda do prontuário. Com este estudo, chegou-se a algumas considerações gerais, entre elas, a de que a ordenação e a identificação das tipologias contidas nos prontuários devem estar respaldadas nos princípios arquivísticos e na necessidade de se padronizarem as espécies e os tipos de documento, de maneira que possa contribuir para a recuperação e a utilização das informações do arquivo do ICV.
Descrição: FARIAS, Mery Anne Pereira. Identificação da tipologia documental na perspectiva do prontuário do paciente: um estudo de caso no Instituto Cândida Vargas - ICV. 2011. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3656
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mery Anne Pereira Farias Parte 4.pdfMery Anne Pereira Farias991.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mery Anne Pereira Farias Parte 3.pdfMery Anne Pereira Farias1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mery Anne Pereira Farias Parte 2.pdfMery Anne Pereira Farias1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mery Anne Pereira Farias Parte 1.pdfMery Anne Pereira Farias2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.