Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3661
Título: Arquivando nas nuvens: um recurso estratégico para a preservação de documentos arquivísticos digitais
Autor(es): Pontes, Glaucco Ranniere de Souza
Palavras-chave: Preservação digital
Documentos em nuvem
DSpace
Computação em nuvem
Data do documento: 15-Mai-2014
Resumo: Este trabalho fez uma reflexão sobre os processos, métodos, técnicas e estratégias utilizadas pelos profissionais da informação e, em suas considerações, foram discutidas os conhecimentos arquivísticos adquiridos, de um passado não tão distante, pelo profissional arquivista que fará a preservação dos documentos digitais. O referido estudo pretendeu, além de estreitar os laços entre as novas tecnologias e os profissionais da informação, em especial o arquivista, apresentar um novo recurso estratégico de preservação digital a ser aplicado em documentos arquivísticos e nos mais variados objetos digitais. As questões abordadas por autores como: Hedstron (2003), Katia Thomaz (2004), Miguel Ferreira (2006), Miguel Arellano (2008), José Grácio (2012), e a forma desafiadora com a qual eles e outros profissionais da informação encaram a preservação digital, permitiu a descrição dos processos mais adotados para preservar a documentação digital arquivística e a explicação das potências virtuais e a estrutura funcional de uma nova tecnologia denominada de computação em nuvem. Vislumbrando que a preservação digital atinge todo ou qualquer objeto digital, o trabalho foi direcionado para um acervo fotográfico digital do projeto social: Quilombos da Paraíba, que detêm mais de 25.000 (vinte e cinco mil) fotografias digitais, o que proporcionou a materialização do objeto de estudo e facilitou a demonstração de um novo recurso estratégico de preservação digital. O trabalho, também, fez uso de varias ferramentas as quais, quando integradas, acomodam um significativo leque de opções para o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento e preservação de documentos arquivísticos digitais, ou seja, repositórios digitais. O DSpace, repositório referenciado na pesquisa, foi descrito como peça fundamental para a aplicação da preservação digital em nuvem, pois a sua atuação mantêm os objetos digitais seguros, disponíveis, atualizados e acessíveis por múltiplas plataformas, mas isto se dará se, e somente se, for implementado em uma estrutura de computação em nuvem, provendo desta forma a longevidade, não apenas dos documentos do acervo Quilombos da Paraíba, mas de todo documento arquivístico digitalizado ou produzido digitalmente.
Descrição: PONTES, Glaucco Ranniere de Souza. Arquivando nas nuvens: um recurso estratégico para a preservação de documentos arquivísticos digitais. 2014. 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3661
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glaucco Ranniere de Souza Pontes Parte 2.pdfGlaucco Ranniere de Souza Pontes1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Glaucco Ranniere de Souza Pontes Parte 1.pdfGlaucco Ranniere de Souza Pontes2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.