Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3662
Título: Acesso à informação: uma análise à luz da Arquitetura da Informação no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba
Autor(es): Silva Júnior, José Canuto da
Palavras-chave: Acesso à informação
Arquitetura da Informação
Direito à informação
Assembléia Legislativa da Paraíba
Data do documento: 15-Mai-2014
Resumo: O acesso à informação evoluiu em diversos aspectos do ponto de vista legal, tecnológico e conceitual. Relaciona-se não só a um direito, mas também a medidas materiais que viabilizem a sua efetividade. Com o amplo desenvolvimento da tecnologia e a expansão da internet, é frequente a ocorrência de problemas com a organização e disponibilização da massa informacional no ciberespaço. Diante disso, a Arquitetura da Informação oferece uma gama de ferramentas para auxiliar o profissional nessa tarefa. A partir dessas asserções, tomamos a iniciativa de analisar o acesso à informação no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba sob um olhar à luz da Arquitetura da Informação. O estudo traz reflexões sobre o direito à informação e apresenta os meios legais que viabilizam o acesso às informações públicas atualmente. Ressalta o uso da Arquitetura da Informação como recurso para a organização da informação e construção do acesso na web. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário online com base nos critérios de MORVILLE e ROSENFELD (2006), KRUG (2008) e NIELSEN (2000), aplicado junto a um público diversificado de 42 pesquisados. A observação direta assistemática foi utilizada para completar a coleta de dados e enriquecer a análise final. Os resultados dos dados foram expostos em percentuais e analisados de acordo com o confronto entre a literatura abordada e fatos realistas do objeto em foco. Concluiu-se, assim, que o SAPL atende à satisfação dos usuários, contudo, verificou-se que apresenta deficiências no que tange a Arquitetura da Informação e a falta de divulgação desse sistema para a sociedade – sendo essa não publicização do serviço um potencial entrave para o acesso pleno à informação.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. C. da. Acesso à informação: uma análise à luz da Arquitetura da Informação no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3662
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Canuto da Silva Júnior.pdfJosé Canuto da Silva Júnior1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.