Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3663
Título: A questão do líder regional na América do Sul: uma análise do governo Lula (2003-2010)
Autor(es): Câmara, Clara Bezerril
Palavras-chave: Política externa brasileira
governo Lula
Liderança regional
Relações internacionais na América do Sul
Data do documento: 16-Mai-2014
Resumo: Este trabalho se debruça sobre a questão da liderança regional, analisando a política externa brasileira durante o governo Lula. Esta reflexão tem a finalidade de, a partir de sua melhor compreensão, observar se as ações de política externa implementadas no âmbito regional durante o governo analisado contribuíram, de alguma forma, para a construção ou reforço da imagem de líder regional que diferentes analistas ou mesmo estadistas atualmente atribuem ao Brasil. Para esse fim, primeiramente, fizemos um breve levantamento das diretrizes do governo Lula, para depois destrincharmos a noção de liderança. Na revisão bibliográfica foram usados autores que analisaram a questão da liderança regional brasileira e cujas afirmações confrontamos com os relatórios expostos pelo próprio governo, em seu balanço de política externa. Dessa forma, pudemos perceber como o Brasil se comportou na relação com seus vizinhos e, especificamente, como se apresentou para eles durante o governo aqui estudado.
Descrição: CÂMARA, Clara Bezerril. A questão do líder regional na América do Sul: uma análise do governo Lula (2003-2010). 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3663
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clara Bezerril Câmara.pdfClara Bezerril Câmara477.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.