Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Érica Karina de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-16T16:27:34Z | - |
dc.date.available | 2014-05-16T16:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3666 | - |
dc.description | FREITAS, E. K. de M. A importância da mídia televisiva na formação educomunicativa de jovens e adultos . 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Caracterizado como uma pesquisa-ação, este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 11 alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do 9º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Monte Santo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os objetivos assumidos foram: a) refletir sobre a importância da Educomunicação para formação de sujeitos críticos, b) identificar as concepções de mídia dos alunos da EJA envolvidos na pesquisa e c) oferecer ações didáticas que levassem esses alunos, por meio da utilização da mídia televisiva, a enxergar as diversas formas de se aprender através dos meios de comunicação. O material de TV utilizado foram dois vídeos da série do Fantástico da Rede Globo de Televisão “Vai Fazer o Quê?”, produzida pelo jornalista Ernesto Paglia (2013). No que se diz respeito ao referencial teórico desse trabalho tivemos como base na construção, os autores: Melo e Tosta (2008), Shaun (2002), Soares (2000), Xavier (2012) Baccega e Zacariotti (2000), Arbex (2002), dentre outros. Mediante o desenvolver dessa pesquisa, juntamente com as práticas realizadas na escola, nos é permitido afirmar com propriedade que a Educomunicação é uma forma de pensar a educação como atividade interrelacional, interdisciplinar, onde a mesma não só pode como deve usufruir dos elementos mais atuais e interativos que a comunicação possui, na intenção de desenvolver uma prática educacional mais completa e realista em função de uma formação consolidada para todo cidadão. De modo geral, acreditamos ter alcançado os objetivos pospostos que direcionaram nosso trabalho até a presente fase – a escrita deste artigo como requisito do Trabalho de Conclusão de Curso: trabalho este que suscitará, em nível de pós-graduação, futuras pesquisas que terão como foco fomentar ainda mais práticas educomunicativas no contexto social contemporâneo que exige de cada cidadão uma postura crítica e reflexiva, educomunicativamente situada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | A importância da mídia televisiva na formação educomunicativa de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 27 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Érica Karina de Melo Freitas - parte 1.pdf | Érica Karina de Melo Freitas - parte 1 | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Érica Karina de Melo Freitas - parte 2.pdf | Érica Karina de Melo Freitas - parte 2 | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.