Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3668
Título: Uma análise do exercício profissional do Assistente Social no Terceiro Setor
Autor(es): Aguiar, Juliana Maria Pereira de
Palavras-chave: Serviço Social
Exercício profissional
Neoliberalismo
Terceiro Setor
Data do documento: 16-Mai-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o exercício profissional do assistente social no terceiro setor, considerando sua inserção neste recente espaço sócio-ocupacional como decorrente do Estado neoliberal, o qual se consolidou no Brasil na década de 1990, com as intensas privatizações empreendidas e a transferência das responsabilidades do Estado à sociedade. Para uma melhor compreensão da referida temática, realizamos, primeiramente, uma abordagem acerca da trajetória do Serviço Social no mundo e, de forma privilegiada, no Brasil. Em seguida, traçamos a origem do neoliberalismo até a contemporaneidade, de forma a situar a gênese do terceiro setor. A opção pela temática deu-se, a partir da experiência do Estágio Supervisionado Curricular em Serviço Social na instituição Desenvolver/ Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento no município de Campina Grande – PB. O presente estudo configura-se como fruto de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de análises de materiais já elaborados, bem como livros e artigos científicos. A partir dessa reflexão, pudemos inferir a necessidade de haver profissionais que se comprometam, de forma efetiva, com o projeto ético-político do Serviço Social, de forma a buscar a constante capacitação teórica, política, técnica e operativa para, diante dos limites e possibilidades inerentes à sociedade capitalista, poder empreender ações que busquem a efetiva garantia de direitos, com vistas a uma práxis revolucionadora do real.
Descrição: AGUIAR, J. M. P. de. Uma análise do exercício profissional do Assistente Social no Terceiro Setor . 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3668
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Maria Pereira de Aguiar.pdfJuliana Maria Pereira de Aguiar477.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.