Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3677
Título: Ciclo do regionalismo pós-neoliberal da UNASUL: uma análise sobre o bloqueio do espaço aéreo europeu ao avião presidencial de Evo Morales em julho de 2013
Autor(es): Moura, Nayanna Sabiá de
Palavras-chave: Impasse diplomático
América Latina
UNASUL
Espionagem
Regionalismo pós-neoliberal
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: Este trabalho aborda o impasse diplomático causado pelo bloqueio do espaço aéreo europeu, praticado por Espanha, França, Itália e Portugal, ao avião presidencial de Evo Morales, em julho de 2013, a pedido de Washington. A discussão está inserida em um contexto de denúncias de espionagem, cometida pelo governo estadunidense, e de perseguição ao delator Edward Snowden, ex agente da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos da América (EUA), acusado de traição à pátria e de ajuda ao inimigo. A pesquisa explanatória foi desenvolvida qualitativamente, com base documental e com análise bibliográfica. Os países da América Latina condenaram a intervenção contra Evo Morales, em um comportamento de autonomia, através da rápida articulação via União de Nações Sul- Americanas (UNASUL), uma instituição fora do escopo político dos EUA, ao passo que os países europeus envolvidos no incidente, integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), não atuaram de maneira independente, valorizando a histórica relação de apoio político aos EUA, ao acatar as conjecturas estabelecidas pela Casa Branca. Esse incidente foi sintomático e contribuiu para a reflexão sobre o ganho de autonomia da América Latina, fortalecendo a discussão sobre as alternativas de integração regional, em confluência com as premissas do regionalismo pós-neoliberal e com a emergência de forças políticas e sociais progressistas que almejam a revalorização do Estado.
Descrição: MOURA, Nayanna Sabiá de. Ciclo do regionalismo pós-neoliberal da UNASUL: uma análise sobre o bloqueio do espaço aéreo europeu ao avião presidencial de Evo Morales em julho de 2013. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3677
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayanna Sabiá de Moura.pdfNayanna Sabiá de Moura827.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.