Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3678
Título: O jogo chinês no tabuleiro de segurança da Ásia: a estratégia smart power da China no controle da agenda de segurança do fórum regional na Ásia (ARF), da associação de nações do Sudeste ASIÁTICO (ASEAN), e da organização para cooperação de Xangai (OCX)
Autor(es): Nascimento, Renally Késsia Paiva
Palavras-chave: China
Smart power
ASEAN
OCX
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: Nas últimas décadas, a China tem investido em seu relacionamento pacífico com a Ásia através do diálogo de confiança e cooperação multilateral. No entanto, a dificuldade política de Pequim em associar seu relacionamento pacífico com seus vizinhos a uma preservação de suas questões soberanas territoriais, no campo da segurança, tem gerado incertezas na região. O presente artigo tem por objetivo estudar o balanceamento desse comportamento através da estratégia Smart Power da China dentro da Associação de Nações do Sudeste Asiático, do Fórum Regional Asiático e na Organização para Cooperação de Xangai. Como problemática este artigo busca responder de que maneira essa estratégia atua no controle da agenda de segurança asiática e seus respectivos efeitos na dinâmica regional.
Descrição: NASCIMENTO, R. K. P. O jogo chinês no tabuleiro de segurança da Ásia: a estratégia Smart Power da China no controle da agenda de segurança do fórum regionalna Ásia (ARF), da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), e da Organização para cooperação de Xangai(OCX). 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3678
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally Késsia Paiva Nascimento.pdfRenally Késsia Paiva Nascimento1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.