Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3680
Título: Estudo de adsorção de metais pesados de efluentes utilizando a casca da tangerina como biomassa adsorvente
Autor(es): Batista, Thianne Silva
Palavras-chave: Adsorventes naturais
Biomassa adsorvente
Metais pesados
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: A contaminação de ecossistemas aquáticos por efluentes contendo variadas concentrações de metais pesados, substâncias tóxicas e não biodegradáveis, tem sido um problema comumente vivenciado. Existe no mundo atual uma crescente procura por processos convencionais para tratamento de rejeitos, causadores das poluições dos recursos hídricos, que resultem em uma alternativa de baixo custo e que solucione ou minimize os diversos problemas de contaminação. O processo de separação por adsorção apresenta-se como uma eficiente técnica e revela uma abrangente aplicabilidade, devido principalmente à utilização de adsorventes naturais que possuem reduzidos custos e excelentes capacidades de adsorção. Nesse contexto, esse trabalho propôs o estudo da viabilidade do processo de adsorção na remoção de metais pesados (cromo e chumbo) de efluentes, utilizando casca de tangerina como biomassa adsorvente. Para tanto, foram realizadas curvas cinéticas aplicadas ao modelo de pseudosegunda ordem de Ho&Mccay e isotermas de adsorção aplicada ao modelo de Langmuir, verificando-se a influência do tempo de contato no intervalo de 5 a 60 minutos e entre as concentrações de chumbo de 62,5mg L -1 a 625mg L -1 . Os resultados obtidos mostram 99% de Cr(III) e 95% de Pb(II) foram adsorvida pela tangerina o que garante uma boa capacidade de adsorção da biomassa utilizada.
Descrição: BATISTA, T. S. Estudo de adsorção de metais pesados de efluentes utilizando a casca da tangerina como biomassa adsorvente. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3680
ISSN: CDD 661. 0407
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thianne Silva Batista.pdfThianne Silva Batista669.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.