Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3681
Título: Estudo de adsorção do chumbo II de efluentes utilizando casca de abacaxi como biomassa adsorvente
Autor(es): Barros, Thiago Rodrigo Barbosa
Palavras-chave: Adsorventes naturais
Biomassa adsorvente
Metais pesados
Ecossistema aquático-poluição
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: O avanço tecnológico industrial vem resultando na geração de águas contaminadas por efluentes, contendo variadas concentrações de metais pesados, substancias tóxicas e não biodegradáveis, isso tem sido um problema comumente nos últimos anos. A busca para encontrar alternativas viáveis e de baixo custo no intuito de amenizar ou até mesmo solucionar os problemas causados por contaminantes do tipo metais pesados, tem crescido.É neste contexto que o processo de separação por adsorção apresenta-se, revelando uma abrangente aplicabilidade, por ser uma técnica bastante eficiente na remoção de íons metálicos devido principalmente á utilização de biomassas naturais abundantes, estas possuem grandes potenciais adsorventes e de baixo custo operacional para o tratamento de efluentes. O presente trabalho propôs o estudo da viabilidade do processo de adsorção na remoção de íons metálicos chumbo II de efluentes, utilizando casca de abacaxi como biomassa adsorvente. Para tanto, foram realizadas curvas cinéticas e isotermas de adsorção, aplicando-se como ajuste o modelo de pseudo- segunda ordem de Ho&Mccay e Langmuir, respectivamente. Verificou-se a influência do tempo de contato no intervalo de 5 a 60 minutos e entre as concentrações de chumbo de 62,5mg L-1 a 625mg L-1. Os resultados obtidos mostram que 53% de Pb(II) foram adsorvidos pelo abacaxi, o que reflete uma capacidade regular de adsorção.
Descrição: BARROS, T. R. B. Estudo de adsorção do chumbo II de efluentes utilizando casca de abacaxi como biomassa adsorvente. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3681
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Rodrigo Barbosa Barros.pdfThiago Rodrigo Barbosa Barros904.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.