Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3682
Título: Disfunção temporo-mandibular: fatores etiológicos e tratamento
Autor(es): Gomes, Arênio Antônio Lopes Gonçalves
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
Tratamento multimodal
Dor orofacial
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: As disfunções temporomandibulares são modificações patológicas relacionadas à articulação temporomandibular (ATM), que articula a mandíbula ao crânio, sendo parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buco-facial ou cervical. Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. Esta disfunção é encontrada, com maior freqüência nas mulheres, tenta-se explicar esta alta incidência, devido ao fato da mulher estar exposta ao estresse emocional, às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual o a gravidez e às alterações anatômicas, que produziriam uma má relação do côndilo com o disco articular. Os sinais e sintomas desta disfunção, altera significantemente a qualidade de vida dos pacientes. Sua etiologia é multifatorial e ainda são muito discutidos entre os profissionais. O tratamento apresenta abordagem multimodal e está intimamente ligado ao fator etiológico, podendo ser um tratamento do tipo conservador ou até mesmo uma intervenção cirúrgica. Este estudo se propôs a discorrer acerca dos fatores etiológicos e as formas de tratamento da Disfunção Temporomandibular.
Descrição: GOMES, A. A. L. G. Disfunção temporo-mandibular: fatores etiológicos e tratamento. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3682
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arênio Antônio Lopes Gonçalves Gomes.pdfArênio Antônio Lopes Gonçalves Gomes348.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.