Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3686
Título: Planejamento Financeiro a curto prazo como processo inicial para o desenvolvimento das microempresas: um estudo de caso na Ideia Personalização de Patos – PB
Autor(es): Oliveira, Dhiego Alves Viana de
Palavras-chave: Planejamento financeiro
Capital de giro
Fluxo de caixa
Microempresas
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: Considerando os atuais incentivos governamentais para a formalização do mercado informal, iniciou-se um grande crescimento no número de novos empreendedores no comércio brasileiro de produtos e serviços. Contudo, esse primeiro passo dessas novas empresas vem agregado à cultura do não planejamento orçamentário e financeiro principalmente no seu primeiro ano de atividades; agregado ao grau de dificuldade informativa, que às levam para decisões equivocadas, omissões de procedimentos e outros erros que podem comprometer seu patrimônio e, por conseguinte, sua continuidade. A partir do pressuposto dessa dificuldade, o objetivo do presente trabalho é expor às mesmas, através de um estudo bibliográfico e de caso, a importância da formulação do planejamento financeiro no início dos investimentos, através dos seus principais influentes, como capital de giro e fluxo de caixa. De forma que a implementação desse plano possa contribuir para a tomada de decisão dessas microempresas; além de indicar aos empreendedores as melhores formas de investimentos, retorno e os possíveis riscos que possam ocorrer no decorrer do percurso.
Descrição: OLIVEIRA, D. A. V. Planejamento Financeiro a curto prazo como processo inicial para o desenvolvimento da microempresas: um estudo de caso na Ideia Personalização de Patos – PB. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3686
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dhiego Alves Viana de Oliveira.pdfDhiego Alves Viana de Oliveira803.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.