Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3688
Título: A influência do marketing verde no processo de decisão de compra dos consumidores Natura da cidade de Patos-PB
Autor(es): Monteiro, Cícero Romão Mota
Palavras-chave: Marketing verde
Processo de decisão de compra
Natura
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: As práticas de sustentabilidade e responsabilidade social estão se tornando cada vez mais debatidas como forma de solução para amenizar o desequilibrio ambiental ocasionados, principalmente, pelas formas de consumo indevido, o processo de industrialização e as práticas de comércio predatório. Diante desses fatos, um grupo de consumidores mais preocupados com as questões ecossociais avaliam suas práticas de consumo e passam a comprar de organizações que também ofereçam produtos com características inofensívas ao meio ambiente. Não se limitando apenas nos produtos, algumas organizações resolveram adaptar suas políticas e os demais setores da organização a uma perspectiva verde, buscando não somente resultados financeiros, mas também, contribuir para diminuição do impacto ambiental. Neste contexto, achou-se oportuno compreender a influência do marketing verde no processo de decisão de compra dos consumidores da marca Natura da cidade de Patos-PB. A Natura é uma empresa brasileira que adota práticas sustentáveis como guia de gestão e seus produtos são uma expressão dessa prática, assim como as demais atividades exercidas pela empresa. A pesquisa básica realizada foi de caráter quantitativo, de campo, bibliográfica, com finalidades de descrever as características da população estudada, bem como explicar como são afetadas pelo marketing verde implementado pela Natura Cosméticos S. A. Instrumentada por um formulário que mediu o nível de concordância quanto a perguntas de caráter qualitativos, foram abordadas 105 pessoas selecionadas com o pré-requisito de estar consumindo ou já ter usado um produto Natura. Após a análise dos dados foi constatado que os consumidores associam a marca Natura como uma empresa que traz um diferencial sustentável em suas práticas comerciais, entretanto os mesmos não demonstraram que estão dispostos a tomar atitudes efetivas no processo de compra, a fim de contribuir para a diminuição do impacto ambiental, preferindo colaborar de outra forma.
Descrição: MONTEIRO, C. R. M. A influência do marketing verde no processo de decisão de compra dos consumidores Natura da cidade de Patos-PB. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3688
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Romão Mota Monteiro.pdfCícero Romão Mota Monteiro1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.