Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Christianne Torres-
dc.date.accessioned2012-10-10T12:15:32Z-
dc.date.available2012-10-10T12:15:32Z-
dc.date.issued2012-10-10-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/368-
dc.descriptionLIRA, C. T. Matemática e música: a música como recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz uma abordagem das conexões existentes entre a matemática e a música, que se iniciou desde a Grécia antiga com a necessidade de complementação recíproca entre essas duas ciências. Foram identificados os benefícios causados pela música, tal qual o surgimento de diversos conteúdos matemáticos necessários para os estudos musicais. Defende-se a música como um recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática, tendo em vista que a matemática é uma ciência complexa e abstrata que, se tratada estabelecendo conexões com temas transversais, tais como a música, causaria uma agradável aceitação e melhor compreensão dos conteúdos. Foram observadas experiências em sala de aula de educadores que se utilizaram da música como metodologia para o ensino/aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos do fundamental, como também foi possível vivenciar experiências em sala, observando a veracidade de a música atuar como facilitadora, por despertar interesse nos alunos. No entanto a música não é apenas facilitadora de aprendizagem, mas ela desenvolve diversas habilidades na criança, como o raciocínio lógico e rápido. Especialistas afirmam que aprendizagem matemática sem música é chance desperdiçada (GIRARDI, 2004). Portanto é necessário saber se utilizar da música para o ensino de matemática, desde que não a torne desapropriada ao contexto inserido, isso pode gerar apenas hábitos, mecanismos, deixar de lado a criatividade. A música deve ser utilizada em um contexto maior para o aluno vivenciar toda a história que a envolve.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMatemática e música: a música como recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christianne Torres Lira.pdfChristianne Torres Lira930.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.