Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/368
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lira, Christianne Torres | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-10T12:15:32Z | - |
dc.date.available | 2012-10-10T12:15:32Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/368 | - |
dc.description | LIRA, C. T. Matemática e música: a música como recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz uma abordagem das conexões existentes entre a matemática e a música, que se iniciou desde a Grécia antiga com a necessidade de complementação recíproca entre essas duas ciências. Foram identificados os benefícios causados pela música, tal qual o surgimento de diversos conteúdos matemáticos necessários para os estudos musicais. Defende-se a música como um recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática, tendo em vista que a matemática é uma ciência complexa e abstrata que, se tratada estabelecendo conexões com temas transversais, tais como a música, causaria uma agradável aceitação e melhor compreensão dos conteúdos. Foram observadas experiências em sala de aula de educadores que se utilizaram da música como metodologia para o ensino/aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos do fundamental, como também foi possível vivenciar experiências em sala, observando a veracidade de a música atuar como facilitadora, por despertar interesse nos alunos. No entanto a música não é apenas facilitadora de aprendizagem, mas ela desenvolve diversas habilidades na criança, como o raciocínio lógico e rápido. Especialistas afirmam que aprendizagem matemática sem música é chance desperdiçada (GIRARDI, 2004). Portanto é necessário saber se utilizar da música para o ensino de matemática, desde que não a torne desapropriada ao contexto inserido, isso pode gerar apenas hábitos, mecanismos, deixar de lado a criatividade. A música deve ser utilizada em um contexto maior para o aluno vivenciar toda a história que a envolve. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Matemática e música: a música como recurso didático para o ensino e aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Christianne Torres Lira.pdf | Christianne Torres Lira | 930.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.