Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/369
Título: O ensino de estatística no 4º ciclo do fundamental utilizando ambiente de modelagem
Autor(es): Carvalho, Érick Macêdo
Palavras-chave: Estatística
Ensino Fundamental
Modelagem Matemática
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Neste trabalho elaboramos uma proposta didática com os conteúdos do bloco Tratamento da Informação, voltados para o tema transversal “Trabalho e Consumo”, desenvolvendo atividades contextualizadas, utilizando matérias de mídia, para análise de informações em tabelas e gráficos. Aplicamos em uma turma do 9º ano (4º ciclo) do Ensino Fundamental, utilizando a Modelagem como ambiente de aprendizagem. Foram levantados dados em determinadas áreas profissionais para contextualizar interesses dos alunos. Incentivando a construir conceitos e desenvolver procedimentos de maneira autônoma, procedimentos estes direcionados para coletar, organizar e avaliar dados em situações do cotidiano. Além disso, os alunos foram responsáveis por elaborar pesquisas e obter conclusões para as mesmas, trabalhando em grupos. Após essa abordagem, podemos perceber como o ambiente de Modelagem motiva e contribui para o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, além de possibilitar a integração das disciplinas escolares e como o conteúdo de Estatística pode despertar o lado critico dos alunos, levando-as a observar aplicações desses conteúdos fora da sala de aula.
Descrição: CARVALHO, E. M. O ensino de estatística no 4º ciclo do fundamental utilizando ambiente de modelagem. 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/369
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érick Macêdo Carvalho.pdfÉrick Macêdo Carvalho596.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.