Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Damião Sobrinho da | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-19T22:56:29Z | - |
dc.date.available | 2014-05-19T22:56:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3696 | - |
dc.description | SILVA, D. S. As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo monográfico propôs-se a analisar e refletir, a partir da pesquisa bibliográfica, as tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular. Mediante a prática de ensino, sabe-se que a mesma, deve basear-se no princípio de que é função da educação desenvolver a capacidade do indivíduo de forma autônoma, resultando no surgimento de um ser ativo perante o meio. No ensino inclusivo, a prática de ensino deve proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania, enfatizando a formação geral do discente, estimulando a capacidade de criar e superar desafios, valorizando a comunicação e a expressão oral e escrita como produção social, gerando o conhecimento cognitivo, crítico e social do indivíduo em sociedade. Desta forma, a dimensão da educação inclusiva como forma de mediação entre o sujeito e a sociedade, propiciará um processo de formação do ser atuante, o qual pode ser ampliado se o processo educativo for capaz de proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades. As tecnologias assistivas podem favorecer a formação de cidadãos capazes de transformar os padrões sociais existentes através de uma postura adequada para atuação pessoal, social e profissional. O estudo em questão, contou com um referencial teórico a partir das contribuições de autores, como: Capovilla (1997), Ferreira (1998), Levy (1999), Moriña (2004), Perrenoud (2001), Vygotsky (1997), entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edilene Araújo dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Assistivas | pt_BR |
dc.title | As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Damião Sobrinho da Silva.pdf | 8.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.