Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3697
Título: Proposição de um modelo de curso de formação de Realidade Aumentada para professores da Educação Especial do município de Patos
Autor(es): Wanderley, Ayslânya Jeronimo
Palavras-chave: Educação Especial
Formação de Professores
Realidade Aumentada
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: A inclusão digital dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) torna-se algo inevitável, à medida que a tecnologia se consolida no cotidiano das pessoas. Nesse sentido, a Realidade Aumentada (RA) surge como uma alternativa viável para auxiliar na interação entre o aluno com NEE’s e o computador, podendo até substituir os equipamentos de hardware que são adaptados para tal finalidade. Entretanto, para que o potencial apresentado pela RA possa, de fato, ser explorado pela Educação Especial, é necessário que a sua aplicação ocorra através de professores qualificados para atuar nessa modalidade de ensino. Diante disso, esse trabalho objetiva apresentar propostas de cursos de formação de Realidade Aumentada para professores que atuam na Educação Especial, respeitando os diversos cenários que compõem essa modalidade de ensino na cidade de Patos-PB. Para tanto, foi criado um cenário modelo composto pelos cinco elementos que compõem a Educação Especial: ambiente físico, aporte tecnológico, aporte profissional, tipos de necessidades especiais dos alunos e processos de ensino. A partir do cenário modelo e através da aplicação de um questionário nas instituições que promovem a educação de alunos com NEEs, diagnosticaram-se as características de cada cenário em particular, gerando assim um curso de RA condizente com cada realidade apresentada. Dessa forma, será possível preparar os professores para utilizar a tecnologia de acordo com os recursos que eles dispõem no ambiente de ensino.
Descrição: WANDERLEY, A. J. Proposição de um modelo de curso de formação de Realidade Aumentada para professores da Educação Especial do município de Patos. 2012. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3697
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayslânya Jeronimo Wanderley.pdf15.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.