Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3699
Título: As tecnologias de informação e comunicação na contemporaneidade: análise da percepção de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olavo Bilac no contexto de ensino aprendizagem
Autor(es): Silva, Inalmir Bruno Andrade da
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação
Educação
Ensino aprendizagem
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: Em dias atuais, para sobreviver numa sociedade que vive em constantes mudanças, necessita-se buscar cada vez mais a formação, sendo esta promovida pela educação. A revolução tecnológica, como parte dessa transformação, deve ser acrescida no sistema educativo, já que facilita tanto o trabalho do professor como a compreensão dos conteúdos pelos alunos, uma vez que poderão usufruir das potencialidades oferecidas por tais tecnologias, aspirando a novos conhecimentos. Assim, o presente trabalho tem como propósito demonstrar como as Tecnologias de informação e comunicação influenciam a vida das pessoas nos diversos setores da sociedade, principalmente o setor educacional. Desse modo, o objetivo geral consiste em demonstrar a influência das TICs no processo de ensino aprendizagem, na educação atual. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa com alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos, turnos vespertino e noturno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olavo Bilac, em São José do Sabugi (Paraíba). O presente trabalho foi idealizado na tentativa de expor dificuldades e potencialidades das tecnologias da informação e comunicação quanto ao processo educativo, tendo em vista a obtenção de respostas mais precisas para as indagações existentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, contendo questões abertas e fechadas para os docentes e discentes. Desse modo, o trabalho se divide em quatro etapas: a primeira discorre sobre a informática na educação, os desafios, perspectivas, as transformações ocorridas na sociedade, em virtude desses aplicativos, bem como as novas alternativas e modos de aprendizagem. A segunda etapa refere-se ao caminho percorrido, o procedimento metodológico para se aproximar e compreender melhor a realidade investigada. A terceira parte apresenta os resultados da pesquisa e a quarta traz as considerações finais sobre o trabalho, propondo sugestões de melhorias. Assim, conclui-se que se torna necessário a inserção das tecnologias no projeto pedagógico da escola, bem como seguir suas tendências para melhoria da aprendizagem, da qualidade do ensino e, consequentemente, a preparação para o futuro dos discentes.
Descrição: SILVA, I. B. A. As tecnologias de informação e comunicação na contemporaneidade: análise da percepção de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olavo Bilac no contexto de ensino aprendizagem. 2012. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3699
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Inalmir Bruno Andrade da Silva.pdf16.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.