Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3700
Título: Identificando fatores que influenciam a evasão escolar na UFPB virtual de São Bento – PB – Brasil
Autor(es): Vieira, Jadierison Diniz
Palavras-chave: Educação a Distância
Evasão escolar
Metodologias de ensino
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral identificar os diferentes fatores que motivam a evasão escolar no polo de Educação a Distância da UFPB Virtual Maria das Graças Queiroz, localizado na cidade de São Bento – PB. A pesquisa foi realizada mediante levantamento bibliográfico sobre as principais causas da evasão escolar na Educação a Distância citadas por outros autores. A pesquisa foi complementada através de estudo de caso, usando-se a abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário, por amostragem, entre os alunos matriculados na instituição a fim de descobrir quais os prováveis fatores que fazem parte da realidade escolar da instituição pesquisada. Dentre as prováveis causas para a evasão escolar discutidas neste estudo as seguintes foram relevantes: Falta de tempo para realizar as tarefas, complexidade das atividades,a falta da tradicional relação face-a-face entre professor e alunos que não é suprida pelas metodologias de ensino utilizadas pela instituição e a qualidade do material didático. A partir de uma análise dos questionários, foi possível inferir que esses fatores exercem influência na evasão escolar na instituição, mas fatores externos também podem contribuir com as causas estudadas. Os demais fatores analisador forma: falta de domínio da tecnologia para o uso da plataforma em cursos oferecidos pela internet, insatisfação com o tutor, dificuldade de acesso à Internet e expectativas erradas por parte dos alunos.
Descrição: VIEIRA, J. D. Identificando fatores que influenciam a evasão escolar na UFPB virtual de São Bento – PB – Brasil. 2011. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3700
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jadierison Diniz Vieira.pdf5.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.