Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3701
Título: Análise comparativa entre usuários de software livre e proprietário para desenho vetorial
Autor(es): Silva, Jean Pierre Nunes da
Palavras-chave: Software Livre
usabilidade
desenho vetorial
interface gráfica
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: A Computação Gráfica está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento. O designer gráfico tem hoje inúmeras alternativas de ferramentas computacionais para o auxílio de suas tarefas. O mercado de trabalho exige do designer conhecimentos específicos em certas ferramentas devido ao seu alto poder de criação. Com isso, muitos usuários recorrem a meios ilegais para conseguirem estes softwares e atenderem as exigências do mercado ou simplesmente por se sentirem atraídos pela sua funcionalidade. Este artigo pretende comparar softwares de edição de imagem vetorial, um de propriedade privada e outro gratuito e licenciado como Software Livre através da utilização de diferentes usuários com o objetivo de indicar qual o software mais adequado para um determinado tipo de usuário. Para isso, elaborou-se um caso de uso em que foram escolhidos usuários específicos para que os mesmos executassem uma tarefa. Em seguida aplicou-se um questionário para verificar a usabilidade das respectivas ferramentas e a satisfação dos usuários com elas, e através disto concluiu-se que o uso do software de código aberto é mais indicado para usuários com conhecimentos básicos e usuários intermediários e o software licenciado como proprietário é mais adequado para usuários experientes.
Descrição: SILVA, J. P. N. Análise comparativa entre usuários de software livre e proprietário para desenho vetorial. 2011. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3701
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Pierre Nunes da Silva.pdf7.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.