Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3704
Título: A importância da Linguagem de Modelagem Unificada como artefato da documentação de software livre
Autor(es): Santos, Kécio da Silva
Palavras-chave: Software Livre
Documentação de Software
UML
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: A acelerada difusão do software livre vem se mostrando cada vez mais evidente nos mais diversos âmbitos. O desenvolvimento dessa nova modalidade é considerado inovador comparado aos processos tradicionais. No entanto, a produção de software livre vem acompanhada de algumas questões que precisam de uma melhor atenção, pois esse modelo de desenvolvimento não é realizado seguindo os métodos, técnicas e ferramentas adotadas pela engenharia de software, que buscam qualidade e produtividade nesse processo. Durante o processo de desenvolvimento de software livre, diversos artefatos são produzidos, entre eles, pode-se citar a documentação que tem como finalidade registrar e comunicar todo o funcionamento do sistema, mas por motivos de prazos, custos elevados e outros fatores acabam por comprometer o método de documentação, levando-se a softwares que não apresentam qualidade. Para resolver esse problema, a modalidade de desenvolvimento de software, necessita de uma metodologia que priorize a sua documentação desde as fases iniciais até a própria geração do código. Nesse contexto, este trabalho propõe uma integração entre a UML (Unified Modeling Language) e o método de documentação utilizado no desenvolvimento de Software Livre. Em particular, o trabalho procura mostrar como o uso da modelagem UML na documentação proporciona uma simplificação da complexidade do desenvolvimento de softwares atuais, além de criar softwares mais completos e de qualidade. O resultado desta pesquisa é útil na definição de um processo de documentação mais eficaz para os softwares livres, tendo em vista que apresenta o propósito de auxiliar na criação de novos documentos e dar suporte às atividades de entendimento e manutenção do software.
Descrição: SANTOS, K. S. A importância da Linguagem de Modelagem Unificada como artefato da documentação de software livre. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3704
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kécio da Silva Santos.pdf17.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.