Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Alane Gomes de Albuquerque-
dc.date.accessioned2012-10-10T12:16:43Z-
dc.date.available2012-10-10T12:16:43Z-
dc.date.issued2012-10-10-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/370-
dc.descriptionNASCIMENTO, A. G. de A. As dificuldades de aprendizagem das operações aritméticas básicas no 7º ano do Ensino Fundamental. 2010. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.pt_BR
dc.description.abstractA dificuldade dos aluno(a)s do 7º ano do ensino fundamental na aprendizagem dos Números Inteiros, principalmente quando é abordado o conteúdo dos números negativos e suas operações aritméticas fundamentais, tem despertado a atenção de muitos professores de matemática a procurar uma proposta didática que facilite essa aprendizagem. O conteúdo de Operações Aritméticas básicas permeia toda a vida acadêmica do(a) aluno(a) e é indispensável o seu aprendizado, pois do contrário o(a) aluno(a) terá sempre dificuldade para assimilar outros conteúdos da Matemática. O caminho utilizado para a elaboração deste trabalho foi à revisão bibliográfica em livros, revistas, internet, artigos e uma pesquisa junto aos 36 alunos de uma das turmas do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jardirene Oliveira de Souza, localizada na cidade de Aroeiras-PB. Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito da educação, é de fundamental importância que o professor procure inovações em seus métodos de ensino, buscando novas metodologias e novos recursos didáticos para envolver e estimular os alunos nas aulas de Matemática, já que esta é considerada por muito, uma das mais difíceis disciplinas e conseqüentemente sendo uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. O processo de ensino aprendizagem de forma lúdica através de jogos permite que o aluno aprecie o momento como algo interessante, desafiador e divertido. Esta pesquisa permitiu concluir que um dos fatores marcantes da dificuldade que os alunos possuem ao trabalhar, principalmente com as operações aritméticas fundamentais com os Inteiros (negativos e positivos) essencialmente com as regras de sinais, é a ausência da aplicação concreta, e o jogo utilizado na sala de aula fez com que o grau de dificuldade diminuísse com respeito a esse aspecto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.titleAs dificuldades de aprendizagem das operações aritméticas básicas no 7º ano do Ensino Fundamental: Números inteiros relativospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane Gomes de Albuquerque Nascimento.pdfAlane Gomes de Albuquerque Nascimento1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.