Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3710
Título: Reflexões sobre o processo de discussão e acesso aos direitos dos idosos nos espaços sociocupacionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Autor(es): Lima, Maria Aldinez de Sousa
Palavras-chave: Direitos do idoso
CRAS
Crise do capital
Data do documento: 21-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho trata da problemática do envelhecimento populacional brasileiro, em tempos de crise do capital e, de modo específico, sobre o processo de discussão e acesso aos direitos dos idosos. Nesse sentido e partindo-se do pressuposto de que a política de Assistência Social e sua materialização via unidades públicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) constituem um dos espaços estratégicos para o referido processo, o objetivo deste trabalho centrou-se na análise das principais dificuldades encontradas pelos profissionais de Serviço Social inseridos nas unidades (CRAS) Malvinas e Catingueira no processo de discussão e viabilização do acesso aos direitos dos usuários idosos. Para coleta dos dados realizou-se uma pesquisa a partir da análise dos cadastros das famílias com pessoas idosas, bem como da elaboração e aplicação de entrevistas com os dez profissionais que trabalhavam nas referidas unidades. De forma aproximada, constatou-se que o CRAS constitui-se num importante mecanismo para o processo de discussão e acesso aos direitos dos idosos. Contudo, a precarização das relações de trabalho, das condições estruturais e a falta de recursos financeiros impõem limites para efetivação das atividades.
Descrição: LIMA, M. A. de S. Reflexões sobre o processo de discussão e acesso aos direitos dos idosos nos espaços sociocupacionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3710
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aldinez de Sousa Lima.pdfMaria Aldinez de Sousa Lima679.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.