Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3726
Título: Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso na Câmara de Vereadores de Picuí – PB
Autor(es): Lima, Jadiel dos Santos
Palavras-chave: Gestão de Pessoas
Qualidade de vida no trabalho
Câmara de Vereadores
Data do documento: 21-Mai-2014
Resumo: O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) se faz presente como fator relevante no contexto sócio organizacional, principalmente na área de gestão de pessoas das organizações modernas, sejam elas, da administração pública a exemplo das câmaras municipais de vereadores que são órgãos legislativos dos municípios, ou privada. O presente estudo tem por objetivo “analisar o nível de satisfação dos colaboradores quanto a Qualidade de Vida no Trabalho na Câmara de Vereadores do Município de Picuí-PB”. A metodologia parte de um referencial teórico e se consubstancia na aplicação de um questionário onde a pesquisa do foi desenvolvida segundo o modelo de indicadores de QVT de William A. Westley (1979). Caracteriza-se quanto aos fins, como uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, utilizando para os meios os tipos bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso, de natureza quantitativa. O universo da pesquisa foram 16 servidores da empresa dos quais, 14 participaram como respondentes. A análise dos dados obtidos permitiu avaliar o nível de satisfação dos colaboradores quanto a QVT na Câmara, o que demonstra que, o nível de concordância da maioria dos pesquisados apresenta um nível positivo de satisfação, de modo que, na soma total de todas as dimensões, 71,4% concordaram, ao passo em que 20,8% não discordaram nem concordaram e 7,8% discordaram. Ao concluir os trabalhos, depreendeu-se que as ações analisadas neste estudo articulista podem aumentar, de fato, o nível de satisfação, a melhoria da motivação e o compromisso dos gestores e colaboradores com a organização, servindo como fonte de dados para a implantação ou o desenvolvimento de novos estudos.
Descrição: LIMA, J. dos S. Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso na Câmara de Vereadores de Picuí – PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3726
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jadiel dos Santos Lima.pdfJadiel dos Santos Lima680.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.