Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Luiza Cláudia Macedo de | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-21T16:43:08Z | - |
dc.date.available | 2014-05-21T16:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 658.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3727 | - |
dc.description | MORAIS, L. C. M. de. A formação do administrador: uma análise à luz das competências requeridas. 2012. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo de uma perspectiva crítica e com o intuito de contribuir para a reflexão acerca dos novos paradigmas para a formação e atuação dos administradores frente às demandas atuais, o presente trabalho monográfico visa analisar a relação entre as matrizes curriculares oferecidas pelos cursos de graduação em Administração e as competências necessárias para a atuação do administrador. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo e exploratório, a coleta de dados deu-se por meio das matrizes curriculares dos cursos de graduação em Administração, para fundamentar os dados utilizou-se a análise de conteúdo, com base no método de categorização. As categorias são baseadas de acordo com as competências, habilidades e atitudes demandadas pelos empresários, empregadores, professores, coordenadores, pelos próprios administradores e pela sociedade. Os resultados indicam que há uma interdependência entre o que é exigido nos cursos de graduação e o que o mercado de trabalho demanda, porém o caráter tecnicista e generalista enfatizado nas matrizes curriculares, minimizam a formação de caráter humanística. É neste ponto que, conclui-se que o administrador necessita aperfeiçoar sua postura crítica/analítica para, efetivamente, intervir nos fenômenos e relações sociais, transcrevendo o alvo, até então priorizado, de aperfeiçoar os processos organizacionais. Essa nova conduta dependerá de um esforço conjunto no sentido de repensar o que, de fato, é importante para a formação acadêmica do administrador, o que leva a imersão nas ciências sociais e humanas, com destaque para a vertente proposta pela Administração Política. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gêuda Anazille da Costa Gonçalves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Administrador | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Demanda profissional | pt_BR |
dc.title | A formação do administrador: uma análise à luz das competências requeridas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 20 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiza Cláudia Macedo de Morais.pdf | Luiza Cláudia Macedo de Morais | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.