Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3731
Título: As contribuições do Programa Mais Educação em uma escola estadual do município de Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira, Maria Helena Almeida de
Palavras-chave: Administração Pública
Políticas públicas
Políticas públicas educacionais
Programa Mais Educação
Data do documento: 21-Mai-2014
Resumo: O Programa Mais Educação surge como uma estratégia do governo federal para promover a educação integral ampliando a jornada escolar e a organização curricular das escolas, através de atividades no contraturno escolar. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar as contribuições do Programa Mais Educação na qualidade de vida das crianças, jovens e adolescentes de uma escola estadual do município de Campina Grande-PB, para verificar se este programa realmente tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A análise resultou de uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, realizada no segundo semestre de 2013, com a observação direta através da pesquisa de campo, para isso foi utilizado à aplicação de questionários com perguntas fechadas a alunos, monitores, coordenador e gestor escolar. Tendo como base autores como Bucci (2002), Toledo (2009), Brasil (2009), Souza (2006), Gonçalves e Petris (2007), Arrecthe (2003.), Laswell (1936/1958), Fernandes (2007), Marshall (1987), Cavaliere (2002), Coelho (2002), Vergara (2000), Fonseca (2002), Teixeira (2007) entre outros, que apresentaram subsídios teóricos para uma melhor e mais ampla compreensão do tema. A partir da análise dos resultados, verificou-se que o Programa Mais Educação vem proporcionando um maior interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades no ambiente escolar, contribuindo para o aumento da autoestima e do nível de conhecimento dos estudantes. Portanto com esta pesquisa observou-se que o Programa Mais Educação na escola pesquisada, está despertando nos alunos, estímulo para obter uma maior gama de conhecimentos voltado às diversas áreas contidas nos macrocampos, atendendo assim a proposta contida nos documentos oficiais de regulamentação do programa.
Descrição: OLIVEIRA, M. H. A. de. As contribuições do Programa Mais Educação em uma escola estadual do município de Campina Grande - PB. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3731
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Almeida de Oliveira.pdfMaria Helena Almeida de Oliveira1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.