Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3737
Título: Manejo agroecológico da mancha marrom de alternária em tangerina com extratos vegetais
Autor(es): Silva Filho, Antonio Manoel da
Palavras-chave: Alternaria alternata f. sp. citri
Psidium guajava
Momordica charantia
Citrus tangerina
controle alternativo
Data do documento: 21-Mai-2014
Resumo: O manejo agroecológico é a associação de boas práticas que visam sanar ou evitar danos ambientais e socioeconômicos. Dentre as estratégias de manejo agroecológico de doenças de plantas podemos citar a utilização de extratos vegetais. A tangerina (Citrus tangerina Hort.) é uma das principais culturas exploradas no Brasil e na Paraíba, sendo o Brasil o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo. O Estado de São Paulo é o maior produtor e na região Nordeste destaca-se a Paraíba como o Estado que mais produz tangerina, com destaque para a produção no município de Matinhas, dentre outras. No entanto, a produção de tangerina paraibana está sendo ameaçada pela mancha marrom de alternária ou mancha de alternária. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver alternativas ecologicamente corretas, com custos viáveis e culturalmente aceitas, baseadas na utilização de extratos vegetais para o manejo da mancha marrom de alternaria, causada por Alternaria alternata f. sp. citri. A avaliação dos extratos vegetais de folhas de melão-de-São-Caetano (Momordica charantia), goiabeira (Psidium guajava), mamona (Ricinus communis L), mulungu (Erythrina mulungu Mart.) e pinhão-manso (Jatropha curcas L.) foi realizada quanto ao controle da doença. Extratos vegetais de folhas de melão-de-São-Caetano e goiabeira foram avaliados quanto a inibição do crescimento micelial de Alternaria alternata f. sp. citri. O extrato de melão-de-São-Caetano e goiabeira promoveram redução acentuada no crescimento da mancha marrom nas folhas de tangerina, sendo essa redução de 10,1; 42,3; 53,2 e 78,1% para o extrato de melão-de-São-Caetano nas concentrações de 1, 5, 10, 20%, respectivamente e para as concentrações testadas do extrato de folhas de goiabeira de 1, 5, 10, 20% a redução no crescimento das lesões nas folhas foi de 0,24; 35,4; 64,6 e 83,9%. Extratos melão-de-São-Caetano e goiabeira promoveram redução no crescimento da doença em frutos de tangerina em 13,39; 23,21; 28,57 e 45,08% para concentrações de 1, 5, 10, 20%. Constatou-se que os extratos de melão-de-São-Caetano e goiabeira na concentração de 20% inibiram em 100% o crescimento micelial do fungo. Conclui-se que extratos de melão-de-São-Caetano e goiabeira são potenciais ferramentas para o manejo agroecológico da mancha marrom de alternária em tangerina Dancy.
Descrição: SILVA FILHO, A. M. da. Manejo agroecológico da mancha marrom de alternária em tangerina com extratos vegetais. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3737
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Manoel da Silva Filho.pdfAntonio Manoel da Silva Filho657.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.