Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3750
Título: Depreciação, amortização e exautão: um estudo nos estados do nordeste brasileiro
Autor(es): Almeida, Ligia Pereira da Rocha
Palavras-chave: Depreciação
Amortização
Exaustão
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: A presente pesquisa objetivou verificar as evidenciações da depreciação, da amortização e da exaustão nos balanços públicos dos Estados do nordeste brasileiro. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e exploratório, de natureza quantitativa, utilizando a técnica de coleta de dados documental indireta, tendo como população os Estados da Região Nordeste do Brasil, o período traçado para esse estudo foi de 2008 a 2012, e a coleta de dados ocorreu através das informações disponibilizadas nas demonstrações contábeis, nos sites oficiais dos referidos Estados. Os resultados obtidos revelaram que alguns dos Estados do nordeste brasileiro apresentaram evidenciação dos elementos estudados. Existem Estados que não foi possível verificar as informações necessárias e outros de fato não as apresentam. Através do estudo longitudinal observou-se um processo evolutivo, por parte de alguns dos Estados do nordeste brasileiro, uma vez que 2011 e 2012, respectivamente, em relação aos exercícios anteriores, apresentaram maior evidenciação dos elementos em estudo, sendo eles: Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. Cabe, também, destacar que o Estado da Paraíba foi o único que não apresentou evidenciação da depreciação, da amortização e da exaustão no balanço patrimonial, elas são evidenciadas apenas como conta de resultado. Dessa forma, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas, no intuito de ampliar o conhecimento acerca do tema proposto.
Descrição: ALMEIDA, L. P. da R. Depreciação, amortização e exautão: um estudo nos estados do nordeste brasileiro. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3750
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ligia Pereira da Rocha  Almeida.pdfLigia Pereira da Rocha  Almeida1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.