Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3758
Título: Programa Correio Verdade: sensacionalismo nas práticas jornalísticas
Autor(es): Nóbrega, Raquel Mírian
Palavras-chave: Telejornalismo policial
Sensacionalismo
Correio Verdade
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Este trabalho estuda elementos do “sensacionalismo” no programa Correio Verdade, telejornal exibido diariamente, de segunda a sábado, ao meio dia, pela TV Correio-Paraíba. A metodologia usada é o Estudo de Caso, método Qualitativo que parte de análise de casos específicos, generalizando-os. Seu valor justifica-se pela necessidade de entender como se configura o jornalismo popular, assim como sua relevância. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro versa sobre os aspectos do telejornal do tipo policial. O segundo faz uma discussão acerca das características do sensacionalismo. O último analisa o programa Correio Verdade à luz dos aportes teóricos que discutiram sensacionalismo na imprensa. Para isso, três reportagens exibidas entre os meses de novembro e dezembro, do ano 2013, foram selecionadas, a saber: um filho que matou sua mãe a pauladas, um filho que matou seu pai e um assassinato cometido em um bar. Todos os crimes ocorreram na Paraíba. As “matérias” foram gravadas e posteriormente digitalizadas. A partir das reportagens, o programa é qualificado como sensacional, já que possui diversas características deste tipo de jornal, tais como o uso da linguagem clichê e a dramatização.
Descrição: NÓBREGA, R. M. Programa Correio Verdade: sensacionalismo nas práticas jornalísticas. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Mírian Nóbrega.pdfRaquel Mírian Nóbrega356.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.