Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/376
Título: O ensino da trigonometria subsidiado pelo uso da história da matemática, história da arte e tecnologias de informação e comunicação
Autor(es): Chaves, Isaías Estêvão Barrêto
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem
Trigonometria
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Este trabalho relata uma experiência na 1ª série do ensino médio de uma escola particular na cidade de Campina Grande. Utilizamos uma temática motivadora, trazendo os conteúdos de trigonometria com enfoque na história da matemática e no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, os quais foram objeto de pesquisa no trabalho realizado. A contextualização e a interdisciplinaridade fizeram com que os alunos se sentissem mais motivados a permanecer em sala e visualizar a matemática em um ambiente prazeroso. Dessa forma, a metodologia utilizada auxiliou na motivação para aprendizagem dos conteúdos apresentados. Importantes nomes da Matemática surgiram no contexto da história da trigonometria, evidenciando o beneficio que as invenções, os postulados e os teoremas proporcionaram para os povos das diferentes épocas. Na atualidade, é imprescindível conhecer-se a história da matemática para melhor compreender os conceitos e também possibilitar a sua utilização como recurso pedagógico.
Descrição: CHAVES, I. E. B. O ensino da trigonometria subsidiado pelo uso da história da matemática, história da arte e tecnologias de informação e comunicação. 2011. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/376
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaías Estêvão Barrêto Chaves.pdfIsaías Estêvão Barrêto Chaves802.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.