Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769
Título: A importância da controladoria para a gestão das micro e pequenas empresas
Autor(es): Costa, Júlio Cesar Leite
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas
Controladoria
Gestão
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: O processo de evolução da tecnologia da informação tem gradativamente exigido um novo modelo de fazer contabilidade nas micro e pequenas empresas. A partir desta perspectiva o objetivo deste trabalho é analisar a controladoria como uma ferramenta da gestão das micro e pequenas empresas. Definiras micro e pequenas empresas e o uso da controladoria no controle do seu patrimônio. Refletir sobre o conceito de controladoria e o campo de atuação dessa ferramenta para futuras tomadas de decisões. Entender o processo de planejamento de maneira clara, objetiva, precisa, observando a importância desse seguimento para a organização. Portanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a partir de levantamentos bibliográfica com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos e acesso de dados da internet. Com a utilização da controladoria como ferramenta na gestão das micro e pequenas empresas essas organizações irão obter vantagens entre as suas concorrentes, pois, os gestores terão um controle maior na distinção entre o que pode ser considerado positivo ou negativo para o desempenho e ampliação da organização. Finalizando, a presença da controladoria, nas empresas, exerce funções de: coordenação, acompanhamento e avaliação dos resultados para futuras tomadas de decisões.
Descrição: COSTA, J. C. L. A importância da controladoria para a gestão das micro e pequenas empresas. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3769
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlio Cesar Leite Costa.pdfJúlio Cesar Leite Costa564.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.