Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lira, Maria Elidiana Onofre Costa | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-22T19:35:42Z | - |
dc.date.available | 2014-05-22T19:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3777 | - |
dc.description | LIRA, M. E. O. C. Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Robótica Educativa tem sido apontada nos últimos anos como uma das ferramentas educativas emergente de maior potencial. Entre as várias características que lhe são atribuídas, realça-se a sua adequação a uma aprendizagem baseada na resolução de problemas concretos cujos desafios criados promovem o raciocínio e o pensamento crítico de uma forma ativa, elevando também os níveis de interesse e motivação dos alunos por matérias por vezes complexas. Estas características tornam esse recurso especialmente apelativo para o ensino/aprendizagem das ciências naturais. Mas é necessário investir na formação de professores para trabalhar com tal ferramenta. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar entre os professores de ciências naturais, como foi desenvolvido o trabalho para o uso desta ferramenta, avaliando os resultados ocorridos no processo de formação desses sujeitos, bem como no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em uma escola pública do Município de São Vicente do Seridó- PB. O estudo realizado neste trabalho enquadra-se no âmbito de investigação qualitativa. Os resultados apontam que os professores sentem dificuldades em incorporar a Robótica Educativa no espaço escolar, devido às falhas existentes no processo de formação inicial, além das condições de espaço físicas escolares inadequadas, falta de políticas de valorização profissional, entre outros. No entanto, é considerada positiva a participação desses sujeitos no processo de formação para o trabalho com tal ferramenta, pois mesmo diante das falhas existentes no processo, os sujeitos vem buscando melhorar as condições de trabalho em sala de aula, além de avaliarem positivamente os resultados da aprendizagem dos alunos ao incorporar o recurso em suas aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Elidiana Onofre Costa Lira.pdf | Maria Elidiana Onofre Costa Lira | 537.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.