Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Ailton Diniz de | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-10T12:23:23Z | - |
dc.date.available | 2012-10-10T12:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/377 | - |
dc.description | OLIVEIRA, A. D. de. Reflexões teóricas e propostas metodológicas voltadas ao ensino e aprendizagem das operações com divisão de fração. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho se propôs a estudar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano no processo de aprendizagem do conteúdo de divisão de fração. Percebe-se que em pleno século XXI a maioria dos alunos não consegue entender a matemática que é ensinada nas escolas. Dentro desta perspectiva este trabalho focalizou a divisão de fração através de uma reflexão teórica e propôs sugestões metodológicas que possibilitassem uma maior eficácia na aprendizagem dos alunos, na busca da compreensão de um conteúdo que é considerado de difícil assimilação. Para o desenvolvimento deste trabalho consultamos durante a pesquisa outros tipos de fontes, tais como livros revistas e documentos, vídeos aulas e sites. Constatou-se que esse conteúdo é ensinado de forma puramente mecânica e descontextualizada, onde os alunos não conseguem aprender com êxito, eles decoram as regras faz os exercícios e avaliações mais não sabem o que significa, nem o que estão fazendo. Constatou-se também que esse assunto é assimilado superficialmente, pois na aula seguinte o aluno já esqueceu tudo. Por fim, foram propostas sugestões e alternativas teóricas em busca de uma melhor metodologia voltada para o ensinoaprendizagem do conteúdo de divisão de fração no 6º ano que permitissem identificar situações problemas do cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Operações | pt_BR |
dc.title | Reflexões teóricas e propostas metodológicas voltadas ao ensino e aprendizagem das operações com divisão de fração | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ailton Diniz de Oliveira.pdf | Ailton Diniz de Oliveira | 808.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.