Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3783
Título: Fatores de risco associados com o baixo peso ao nascer em recém-nascidos: revisão integrativa
Autor(es): Alves, Juliana Maria Farias
Palavras-chave: Baixo peso ao nascer
Recém-nascido
Puericultura
Saúde da mulher
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Introdução: Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (2011), o Baixo peso ao nascer, é definido como todo nascido vivo com peso menor de 2500g no momento do nascimento. O cuidado com a saúde do recém nascido tem importância fundamental para a redução da mortalidade infantil ainda elevada no Brasil, assim como proporcionar melhor qualidade de vida e diminuição das desigualdades em saúde. Objetivo: Identificar os principais fatores de risco associados ao recém-nascido com baixo peso ao nascer, publicados no Brasil no período de 2005 a 2012 e analisar os fatores de risco que levaram o recémnascido a apresentar baixo peso ao nascer correlacionando com a literatura no Brasil; Metodologia: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, no período de 2005 a 2012, no idioma português, no Brasil. A busca foi realizada na base de dado SCIELO. Utilizou-se como descritores: “baixo peso ao nascer”, “fatores de risco” e “recém-nascido”. Foram selecionados seis artigos que atenderam aos critérios de inclusão e responderam a questão norteadora: Quais os fatores de risco associados ao recém-nascido com o baixo peso ao nascer publicados na língua portuguesa? Resultados: os fatores identificados foram: idade materna (>35 anos, adolescentes entre 10-19 anos) natimortos prévios, baixo peso ao nascer (BPN) prévios, pré-termos prévios, ameaça de aborto, prematuridade, renda familiar, primíparas, multiparidade, sexo feminino, <7 consultas de pré-natal, parto vaginal, gestação múltipla, baixa escolaridade. Porém os que tiveram maior número de resultados foram: idade materna (autor 1, 5 e 6), BPN prévios (autor 1, 3 e 6), prematuridade (autor 2, 3, 5 e 6), mães que realizaram <7 consultas de pré-natal (autor 4, 5 e 6). Conclusão: há necessidade da captação precoce da mulher para o cuidado no pre-natal com o intuito de diminuir as complicações futuras dos neonatos, entre eles o baixo peso ao nascer. pois os fatores associados na literatura em sua maioria apontam para a necessidade de melhorias no atendimento a saúde da mulher no gravídico.
Descrição: ALVES, J. M. F. Fatores de risco associados com o baixo peso ao nascer em recém-nascidos: revisão integrativa. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3783
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Maria Farias Alves.pdfJuliana Maria Farias Alves164.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.