Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3784
Título: O ensino de cinética química na perspectiva CTSA na Educação Básica
Autor(es): Lopes, Jonatha Alves
Palavras-chave: Ensino de Química
Cinética Química
CTSA
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Na sociedade tecnológica onde produtos da ciência estão cada vez mais presentes no cotidiano, torna-se imprescindível que haja compreensão por parte de usuários acerca dos riscos e benefícios trazidos por esses produtos.O sistema educativo formal brasileiro estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº 9.396, promulgada no dia 20 de dezembro de 1996 - tem como pressuposto a formação do indivíduo vinculada ao trabalho e a prática social, a cidadania que, na visão de Santos e Schnetzler (2003, p. 47), refere-se a“[...] participação dos indivíduos na sociedade,” e “[...] para o cidadão efetivar sua participação comunitária, é necessário que ele disponha de informações”.O processo de ensino e aprendizagem, de modo geral, pode instrumentalizar o estudante no sentido da conquista da cidadania, trazendo informações que possam contribuir para a tomada de decisão frente às questões relacionadas com a utilização de produtos oriundos da indústria química, por exemplo. Acredita-se que se conteúdos específicos fossem tratados na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente - CTSA poderiam construir concepções adequadas às demandas da atualidade.Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo buscar elementos para verificar se a prática pedagógica utilizada na abordagem do conteúdo específico cinética química, vem sendo articulada com o enfoque CTSA. O método de procedimento usado foi o analítico-descritivo e o instrumento de coleta de informações, o questionário, aplicado para estudantes dos 3º Anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira. A análise dos dados obtidos foi realizada com a técnica de frequência de respostas. Observou-se vários aspectos, dentre eles, a falta de articulação do enfoque CTSA com o conteúdo de cinética química.
Descrição: LOPES, J. A. O Ensino de cinética química na perspectiva CTSA no Ensino Básico. 2013. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3784
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonatha Alves Lopes.pdfJonatha Alves Lopes696.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.