Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3793
Título: Atividades cinegéticas e usos da fauna silvestre em uma área rural do semiárido paraibano
Autor(es): Oliveira, Wallisson Sylas Luna de
Palavras-chave: Conservação da fauna
Caça
Animais silvestres
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Ao longo de toda a história encontramos várias evidências da relação entre os seres humanos e outros animais. Esta é uma ligação antiga e extremamente importante para todas as sociedades humanas, uma vez que estas mantém interações estreitas (tipos de dependência ou co-dependência) dos recursos da vida silvestre. A caça, por exemplo, tem sido reconhecida como uma atividade popular na América Latina. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar os usos tradicionais da vida silvestres por residentes rurais do município de Lagoa Seca, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. As informações foram obtidas de 39 caçadores por meio de entrevistas semi-estruturadas, complementadas por entrevistas livres e conversas informais. Foram reconhecidas 130 espécies, dentre as quais, 69 (Aves (n=47), Mamíferos (n=14) e Répteis (n=8)) são utilizadas ou apresentam alguma interação com moradores locais da região estudada. Alimentação (40 espécies-alvo explorados), animal de estimação de criação (23 spp.), Animal comércio (vivo ou morto) (16 spp.), Usos ornamentais e medicinais (3 spp. Ambos) foram as principais formas de vida silvestres registrados. Registrou-se também que 11 espécies são caçados por razões de conflitos com a população local. As técnicas ou estratégias de caça são bastante diversificadas e incluem cães, armas e armadilhas. Portanto, vertebrados terrestres são um recurso importante para exploração e na cultura dos moradores do semi-árido brasileiro (bioma Caatinga). Estratégias para uma utilização mais sustentável são necessários urgentemente, entre os quais programas de educação ambiental, regulação legal e o controle da caça comercial devem ser implementadas ou reforçadas para melhores planos de gestão de apoio e conservação da biodiversidade local.
Descrição: OLIVEIRA, W. S. L. de. Atividades cinegéticas e usos da fauna silvestre em uma área rural do semiárido paraibano. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3793
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wallisson Sylas Luna de Oliveira.pdfWallisson Sylas Luna de Oliveira1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.