Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3794
Título: Sobrevivência de adultos do bicudo-do-algodoeiro Anthonomus Grandis Boheman, 1843 (Coleoptera: curculionidae) dentro de carimãs secos em algodoeiro
Autor(es): Carneiro, Elísnia Kelly Grangeiro
Palavras-chave: Cultivo de Algodão
Controle de pragas
Produção agrícola
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: O bicudo é considerado a principal praga de estruturas frutíferas do algodoeiro no Brasil. Estudos sobre o comportamento alimentar do bicudo, demonstraram que 54% dos insetos capturados, apresentam grãos de pólen no trato digestivo. Por isto, é provável que parte dos bicudos que não apresentam grãos de pólen no trato digestivo podem estar sobrevivendo aprisionados e quiescentes dentro dos lóculos dos carimãs secos do algodoeiro no período da entressafra. Objetivou-se determinar a sobrevivência de adultos de Anthonomus grandis dentro de carimãs secos em algodoeiro. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3 x 6, representados pelo número de bicudos aprisionados nos lóculos de carimãs secos por estágios (E adulto) em seis períodos de observação (P 1 = 0 dia, P 2 = 30 dias, P 3 1= larva , E = 60 dias, P = 120 dias e P = 150 dias) após a coleta dessas estruturas frutíferas . A presença de adultos vivos do bicudo dentro dos carimãs aos 120 dias após a coleta demonstra que essa praga pode viver sem alimento dentro dessa estrutura reprodutiva por até quatro meses no período da entressafra.
Descrição: CARNEIRO, E. K. G. Sobrevivência de adultos do bicudo-do-algodoeiro Anthonomus Grandis Boheman, 1843 (coleoptera: curculionidae) dentro de carimãs secos em algodoeiro. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elísnia Kelly Grangeiro Carneiro.pdfElísnia Kelly Grangeiro Carneiro328.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.