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dc.contributor.authorLira, Paula Gabrielly Rasia-
dc.date.accessioned2014-05-22T19:42:50Z-
dc.date.available2014-05-22T19:42:50Z-
dc.date.issued2014-05-22-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3795-
dc.descriptionLIRA, P. G. R. Concepções de professoras da educação infantil sobre teorias do desenvolvimento psicológico e sobre a relação estabelecida entre estas e suas práticas. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar concepções de professoras da educação infantil da rede municipal de Campina Grande acerca de teorias científicas sobre desenvolvimento e aprendizagem e a relação destas com suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como participantes 14 educadoras que atuam em uma creche no município de Campina Grande. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma entrevista semi-estruturada. Os dados do questionário sóciodemográfico foi organizado por frequência e os conteúdos das entrevistas individuais foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática. A maioria das professoras relatou ter contato com teorias científicas sobre desenvolvimento e aprendizagem, entretanto, citaram predominantemente dois autores, Piaget e Vigotski, e praticamente não fizeram referência a nenhuma perspectiva teórica, nem mesmo destes autores. A concepção das professoras sobre desenvolvimento infantil remete a um desenvolvimento que ocorre em etapas e estaria voltado para aquisição de habilidades. As educadoras compreendem aprendizagem como um processo que envolve diferentes aspectos como o cognitivo, o social e o emocional. As professoras apresentam um alto nível de formação acadêmica – graduação e especialização -, têm bons vínculos empregatícios – são concursadas – mas enfrentam dificuldades em articular, de forma mais consistente, teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem com suas práticas profissionais. Desse modo, compreende-se que estes resultados apontam para a importância de espaços de reflexões e discussões acerca da prática dentro das escolas. É importante que a profissionalização do educador aconteça de forma contextualizada, construída através de relações claras entre teorias e práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Ligia Aquino Gouveiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.titleConcepções de professoras da educação infantil sobre teorias do desenvolvimento psicológico e sobre a relação estabelecida entre estas e suas práticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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