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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3795
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lira, Paula Gabrielly Rasia | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-22T19:42:50Z | - |
dc.date.available | 2014-05-22T19:42:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3795 | - |
dc.description | LIRA, P. G. R. Concepções de professoras da educação infantil sobre teorias do desenvolvimento psicológico e sobre a relação estabelecida entre estas e suas práticas. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar concepções de professoras da educação infantil da rede municipal de Campina Grande acerca de teorias científicas sobre desenvolvimento e aprendizagem e a relação destas com suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como participantes 14 educadoras que atuam em uma creche no município de Campina Grande. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma entrevista semi-estruturada. Os dados do questionário sóciodemográfico foi organizado por frequência e os conteúdos das entrevistas individuais foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática. A maioria das professoras relatou ter contato com teorias científicas sobre desenvolvimento e aprendizagem, entretanto, citaram predominantemente dois autores, Piaget e Vigotski, e praticamente não fizeram referência a nenhuma perspectiva teórica, nem mesmo destes autores. A concepção das professoras sobre desenvolvimento infantil remete a um desenvolvimento que ocorre em etapas e estaria voltado para aquisição de habilidades. As educadoras compreendem aprendizagem como um processo que envolve diferentes aspectos como o cognitivo, o social e o emocional. As professoras apresentam um alto nível de formação acadêmica – graduação e especialização -, têm bons vínculos empregatícios – são concursadas – mas enfrentam dificuldades em articular, de forma mais consistente, teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem com suas práticas profissionais. Desse modo, compreende-se que estes resultados apontam para a importância de espaços de reflexões e discussões acerca da prática dentro das escolas. É importante que a profissionalização do educador aconteça de forma contextualizada, construída através de relações claras entre teorias e práticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Ligia Aquino Gouveia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Atuação profissional | pt_BR |
dc.title | Concepções de professoras da educação infantil sobre teorias do desenvolvimento psicológico e sobre a relação estabelecida entre estas e suas práticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Paula Gabrielly Rasia Lira.pdf | Paula Gabrielly Rasia Lira | 683.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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