Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3800
Título: Avaliação comparativa das propriedades físico-químicas de sabonetes sólidos de baixo e de alto custo
Autor(es): Marques, Amanda Agostinho
Palavras-chave: Química analítica
Sabonete
Análise físico-química
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Os sabonetes sólidos são sais de ácidos graxos provenientes da reação de saponificação entre uma gordura animal e/ou vegetal e uma base alcalina. Estes produtos são usados na higienização corporal retirando a camada oleosa e as sujeiras da pele. A realização deste trabalho constatou a ausência de trabalhos enfocando a qualidade físico-química dos sabonetes sólidos de baixo e alto custo. Teve como objetivo avaliar e comparar a qualidade físico-química de oito sabonetes, variando entre baixo e alto custo. Os experimentos foram realizados no Laboratório de Química Analítica Aplicada pertencente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande – PB. Os parâmetros analisados nas amostras dos sabonetes enfatizaram as quantidades de substâncias voláteis, substâncias insolúveis, ácidos graxos e teor de álcalis livres. Os valores percentuais obtidos nas análises dos sabonetes de baixo custo mostraram-se em todos os parâmetros em desacordo com os padrões estabelecidos. As amostras dos sabonetes de alto custo apresentaram alguns parâmetros com padrões dentro do estabelecido e alguns distanciados. Desta forma as propriedades físico-químicas contribuíram para classificar os sabonetes de baixo custo como produtos de qualidade insatisfatórias, constituídos de matéria prima sem refinamento eficiente. Os sabonetes de alto custo embora tenham apresentado alguns valores dos parâmetros elevados mantiveram sua qualidade em níveis aceitáveis.
Descrição: MARQUES, A. A. Avaliação comparativa das propriedades físico-químicas de sabonetes sólidos de baixo e de alto custo. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3800
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Agostinho Marques.pdfAmanda Agostinho Marques940.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.