Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3802
Título: Uroculturas realizadas no LAC/UEPB: Perfil dos pacientes acometidos e estudo do micro-organismo mais frequente
Autor(es): Sousa, Tácito Nunes de
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Infecção urinária
Sistema urinário
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: As infecções do trato urinário (ITU) podem ser causadas por bactérias tanto Gram negativas quanto Gram positivas, sendo Escherichia coli (E. coli) o micro-organismo mais encontrado, comprovando-se isto através de várias pesquisas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos pacientes acometidos de ITU, bem como a bactéria mais frequente. Os dados foram coletados no Laboratório de Análises Clínicas da UEPB, Campina Grande durante o período de janeiro de 2011 a setembro de 2013. Das 285 amostras realizadas, 46 (16,1%) foram positivas para ITU. Dentre os microorganismos encontrados a E. coli apresentou prevalência de 60,9% como principal micro-organismo causador das ITU’s, sexo mais acometido foi o feminino (86,9%). Houve uma maior ocorrência de ITU’s em pacientes com idades entre 20-55 anos (45,66%). Os antimicrobianos amicacina e cefepime apresentaram maior numero de cepas sensíveis. Entretanto a ampicilina foi o fármaco menos eficaz. Conclui-se que a realização de uroculturas precedida dos testes de antibiograma é indispensável, comprovando que o uso de ampicilina nas ITU’s causadas por E. coli.
Descrição: SOUSA, T. N. de. Uroculturas realizadas no LAC/UEPB: Perfil dos pacientes acometidos e estudo do micro-organismo mais frequente. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3802
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tácito Nunes de Sousa.pdfTácito Nunes de Sousa771.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.