Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3804
Título: Expressões da assistencialização no serviço social da gerência executiva do INSS em Campina Grande
Autor(es): Miranda, Jonatha Elvys Guimarães
Palavras-chave: Previdência Social
Serviço Social
Assistência Social
Politicas Sociais
Seguridade Social
Data do documento: 23-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho pretende pesquisar sobre a problemática da assistencialização das políticas sociais, de modo específico, daquelas que compõem o tripé da Seguridade Social brasileira. A partir de uma perspectiva crítica, a qual busca apreender o movimento do real e seus determinantes sociohistóricos, políticos, econômicos e sociais, este estudo tem como objetivo principal analisar como se expressa o processo da assistencialização na política previdenciária e seus rebatimentos para o Serviço Social na Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Campina Grande/PB (GEXCPG). Para tanto, priorizou-se a pesquisa documental e bibliográfica com abordagem quantitativa e qualitativa que, respectivamente, centraram-se, sobretudo, nos dados dos Relatórios Oficiais da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e Boletins Mensais do Serviço Social da referida Gerência Executiva bem como, nas reflexões dos autores que tratam da problemática em questão. Nesta perspectiva, o estudo realizado revela que a assistencialização da Seguridade Social se expressa, de modo específico, na política da previdência social, pela via da hipertrofia do Benefício de Prestação Continuada (BPC), processo que repercute no exercício profissional do Serviço Social no INSS, uma vez que, na Gerência analisada, há uma centralidade das demandas para o Serviço Social na requisição do referido benefício.
Descrição: MIRANDA, J. E. G. Expressões da assistencialização no serviço social da gerência executiva do INSS em Campina Grande. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3804
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonatha Elvys Guimarães Miranda.pdfJonatha Elvys Guimarães Miranda688.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.